Criando e contando histórias!...

Criando e contando histórias!...

Blog Literário


O objetivo deste Blog consiste na divulgação de textos literários e de atividades de contação de histórias da escritora Kate Lúcia Portela. Além do desejo de encantar, empolgar, emocionar, cativar, informar, formar, reformar e transformar este blog tem a finalidade de incentivar a prática da leitura prazerosa!... Aproveite o ensejo para conhecer um pouco mais sobre essa escritora, acompanhando algumas de suas atividades artísticas e culturais. Vale a pena conferir!...



segunda-feira, 29 de março de 2010

Decálogo do leitor (inspirado em Alberto Mussa)

1- Leia por prazer. Prazer de se informar, de se instruir, de se emocionar, de sonhar, de imaginar.
2- Amplie seu universo de leitura: livros, revistas, jornais, receitas, bulas de remédio, panfletos, filmes, e-mails, blogs, desenhos, novelas, peças de teatro, relacionamentos, atitudes, pessoas... leia o mundo!
3- Seja um co-autor de tudo o que lê, buscado sempre a interação, com base em suas experiências pessoais, seus valores, suas crenças, suas emoções, seus desejos.
4- Divulgue as obras que lê, buscando contagiar as pessoas com a paixão pelos livros, pois eles podem salvar uma vida.
5- Use um bom dicionário, com o intuito de comprender o sentido das palavras desconhecidas e de enriquecer o seu vocabulário.
6- Se puder, presenteie com um livro as pessoas que você ama (inclusive você), especialmente as crianças.
7- Doe ou estimule a doação de livros para bibliotecas em sua cidade, ou para campanhas que visem a estimular a leitura.
8- A fim de poder ler, posteriormente, sobre si próprio, em busca do autoconhecimento, crie o hábito de escrever sobre você mesmo, sobre os acontecimentos diários, suas reações e sentimentos.
9- Respeite os gostos dos outros, em termos de leitura, não impondo as suas preferências a ninguém.
10- Lembre-se de que você está escrevendo a sua história no livro da Vida. Você poderá não agradar todos os seus leitores, mas se fizer o bem, será realmente feliz.

2 comentários:

Bianca disse...

Este é um decálogo que todos deviam seguir. Ler de tudo, ler a vida, ler os outros, ler-se! Só alguém com esse encantamento por livros poderia nos apresentar a ação de ler com tanto entusiasmo e magia. Parabéns, Kate! E siga lendo o mundo com seus olhos artísticos!

Kate Lúcia Portela disse...

Querida,

Realmente, como afirmava Paulo Freire, a leitura do mundo precede a leitura da palavra!
Quando leio e escrevo, consigo resgatar a minha criança interior, buscando cativar aqueles que me cercam, pois aprendi que devemos cultivar gente!
Você é uma mulher admirável e uma amiga especial, nos capítulos de minha vida!...