A leitura é, sem dúvida, fundamental para o bom desenvolvimento de nossos potenciais, sejam morais ou intelectuais. Ela estimula a criatividade, o senso crítico, a fantasia, imaginação, além do estímulo ao bom nível de informação e de formação.
De fato, estudiosos apontam dicas práticas para o incentivo à leitura:
Juntamente com os brinquedos, a criança deve ter uma caixa de livros à sua disposição. As obras devem estar acessíveis, e não armazenadas nas estantes, distantes.
Os pais podem estimular os pequenos por meio da leitura compartilhada, se estiverem lendo um jornal, por exemplo, eles podem selecionar uma história em quadrinhos, uma figura que seja do interesse da criança. E daí já surgirá uma conversa gostosa.
Se os pais forem à livraria com os filhos, podem comprar apenas um livro por vez, para terem motivos de voltar sempre, manusear livros, conhecer novos formatos, junto com as crianças, num momento de diversão.
Os livros têm se tornado brinquedos, atrativos para as crianças, como livros de banho, livros cujas páginas são quebra-cabeças, livros sonoros, livros 3D, livros digitais... então, que os pais sempre prefiram dar de presente aos filhos e às outras crianças um livro, ou um livro-brinquedo.
Conhecer a biblioteca do bairro juntamente com os filhinhos também pode ser uma boa medida, algumas promovem apresentações de contação de histórias, de troca-troca de livros e outros eventos imperdíveis.
No site Educar para crescer, temos indicações de livros altamente recomendáveis para as crianças, além de atividades interessantíssimas que envolvem a leitura prazerosa.
De fato, conforme afirma Paulo Freire, a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Então, recomenda-se que se leiam jornais, revistas, novelas, quadros, peças de teatro, poesias e até que se leiam relacionamentos, pessoas, projetos, sonhos...
A leitura precisar ser relacionada ao prazer, ao lúdico. Não deve, pois, ser uma mera obrigação enfadonha, cansativa.
De acordo com os Parâmetros Curriculares, todo professor é professor de leitura.
Portanto, precisamos dar o exemplo, tornando clara a nossa paixão pelos livros!
Afinal, ‘quem lê nas entrelinhas, vê estrelinhas’...
domingo, 22 de junho de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário