Criando e contando histórias!...

Criando e contando histórias!...

Blog Literário


O objetivo deste Blog consiste na divulgação de textos literários e de atividades de contação de histórias da escritora Kate Lúcia Portela. Além do desejo de encantar, empolgar, emocionar, cativar, informar, formar, reformar e transformar este blog tem a finalidade de incentivar a prática da leitura prazerosa!... Aproveite o ensejo para conhecer um pouco mais sobre essa escritora, acompanhando algumas de suas atividades artísticas e culturais. Vale a pena conferir!...



sábado, 14 de agosto de 2010

Oficina de Poesia

Recentemente, coordenei uma oficina de poesias, em um encontro com jovens espíritas, a XXI Conmel. O objetivo dessa oficina consistia em uma abordagem artística de um trecho do Pai Nosso: "Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal". As outras oficinas (música, expressão corporal, teatro, artes plásticas) basearam-se em outros fragmentos dessa mesma oração.
Para essa minha oficina de poesias, eu escrevi um poema, com versos extraídos integralmente dos salmos, que já são textos bem poéticos e, então, fizemos um jogral!...
A apresentação das oficinas foi muito marcante!
Confira o poema!


Uma tenda de salmos tecidos!...


Senhor, estou prestes a tropeçar...
Ando errante como ovelha desgarrada, estou aflitíssimo!
Guarda-me como a menina dos olhos!...

Senhor, estou prestes a tropeçar...
As águas me sobem até a alma!
Esconde-me à sombra das tuas asas!...

Senhor, estou prestes a tropeçar...
Os ímpios me espreitam, pois querem me pôr a perder!
Proteja-me, pois tu és o meu escudo!...

Senhor, estou prestes a tropeçar...
A tribulação está próxima e não há quem me acuda!
Resguarda-me, pois tu és a minha rocha!...

Senhor, estou prestes a tropeçar...
Porque sobre mim veio terrível angústia!
Socorra-me, pois tu és o meu Sol!...

Senhor, estou prestes a tropeçar...
Porque sou pequeno e desprezado!
Guarda-me como a menina dos olhos!...

Senhor, estou prestes a tropeçar...
Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade!
Esconde-me à sombra das tuas asas!...

Senhor, estou prestes a tropeçar...
Livra-me dos lábios mentirosos, da língua enganadora!
Proteja-me, pois tu és o meu escudo!...

Senhor, estou prestes a tropeçar...
Torrentes de lágrimas nascem dos meus olhos, porque os homens não guardam a tua lei!
Resguarda-me, pois tu és a minha rocha!...

Senhor, estou prestes a tropeçar...
Quase deram cabo de mim na Terra!
Socorra-me, pois tu és o meu Sol!...

Senhor, estou prestes a tropeçar...
Não permitas que meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade!
Guarda-me como a menina dos olhos!...

Senhor, sou teu!
Desvio os pés de todo o mau caminho!...

Senhor, sou teu!
De todo o mau caminho desvio os pés!...

Nenhum comentário: